segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Respeito é bom e faz bem para os dentes

Neste escrito me refiro à população do centro-sul como "vocês", mas desde já peço desculpas por não encontrar termo melhor. O texto não busca generalizar, pois existem pessoas que nasceram nessas regiões e que defendem as demais como a professora Patrícia PirotaVevs Valadares e Gustavo Magnani, do Literatortura; logo, se você não ofende um nordestino ou o está xingando e ameaçando bater nele nesse momento, sinta-se fora do "você".
"Quando eu era jovem e mais vulnerável, meu pai me deu um conselho que desde então tenho revirado na mente: 
- Sempre que sentir vontade de criticar alguém - disse ele -, lembre-se apenas de que neste mundo nem todos tiveram as vantagens que você tem."
(F. Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby)

Defeitos todos temos. A população centro-sul e a nordestina. O próprio estado de Minas Gerais teve maioria de votos para o PT, e eis a questão: estão falando deles? Não, apenas do nordestino.

À população do centro-sul que comete tais atos agressivos e ofensivos e que se dizem tão politizados e superiores, cabe ter o mínimo de respeito com o povo que simplesmente não teve as oportunidades que vocês tiveram. Não esqueçam que a nação brasileira começou no nordeste. Que a mão de obra que fez as suas grandes cidades crescerem veio daqui. Do que vocês chamam de "pobre", "lascado", "analfabeto", foram eles que tiveram a capacidade de erguer o prédio de onde hoje você escreve criticando-o. Que a forma de falar que o nordestino tem e que muitos de vocês zoam, vocês também possuem, e que é algo natural das localidades. Que o índice de analfabetismo entre outros não positivos para uma sociedade não é porque queremos ser assim, e sim porque atitudes na história nos fizeram chegar nesse ponto (cadê a superioridade em conhecimento histórico?).

Intolerância e Preconceito são os nomes que se dão para explicar atitudes de quem ofende o outro pela diferença. O nordestino que nasceu na seca não pediu para viver (ou sobreviver) ali. O nordeste não é só mato, chão rachando, gente sem escolaridade e animal andando pela estrada, não. Porém, infelizmente, é isso que as grandes mídias mostram, patrocinadas por quem acredita nisso (e, infelizmente, tem dinheiro e influência política e social).

Ser politizado, ser inteligente, ser desenvolvido é saber respeitar as diferenças. Se acham a população do nordeste (que, quem nos ofende assim deve pensar ser totalmente analfabeta - o que, peço licença para dizer, é um equívoco triste) analfabeta, agora vocês estão provando que nós temos uma qualidade que muitos de vocês não tem: sabemos conviver em sociedade.

Não importa quem é PT, quem é PSDB, o importante é o respeito. Não querem um partido? Tomem atitudes de pessoas civilizadas, ao invés de criança chorando porque perdeu a balinha, aí vai e agride o irmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário